Edição Especial COVID-19

Conteúdo original e mais informações : https://internetsegura.br/coronavirus/

Infelizmente, em momentos de incerteza e de busca por informações como os que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes e espalhar notícias falsas.

Por isso é importante que você adote na Internet a mesma postura preventiva que vem adotando para se proteger do Coronavírus. Para ajudá-lo nisso preparamos algumas dicas:


Boatos ajudam a espalhar desinformação pela Internet e podem conter códigos maliciosos e tentativas de golpes. Ao receber notícias sobre o tema Coronavírus seja cuidadoso ao compartilhar, verifique a fonte da informação e em caso de dúvidas, não compartilhe e ajude a tornar a Internet um ambiente mais saudável, seguro e confiável.


Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de uma informação, como por exemplo um remédio milagroso, procure consultar outras fontes antes de repassá-la.


Cuidado com mensagens solicitando doações para as vítimas da doença. Apesar de existirem várias ações reais a respeito, muitos golpistas exploram a propensão à caridade que as pessoas demonstram em momentos difíceis como estes para criar campanhas falsas. Antes de doar procure obter mais informações consultando os sites oficiais de Campanhas.


Caso perceba pessoas em seus grupos compartilhando mensagens com suspeitas de golpes, alerte-os sobre o conteúdo malicioso.


Cuidado com mensagens que tentem induzi-lo a fornecer informações pessoais e dados bancários, como páginas que prometem fazer testes on-line para verificar se você está infectado, mas que solicitam os números do seu cartão de crédito.


Tenha cuidado ao instalar aplicativos que prometam informações sobre a pandemia, procure baixá-los de desenvolvedores e lojas oficiais, como as do sistema operacional do seu aparelho. Ao instalar aplicativos, evite fornecer dados e permissões quando não forem realmente necessários.


Senhas podem ser insuficientes para garantir a segurança de suas contas. Lembre-se de habilitar a verificação em duas etapas.


Use sempre conexões seguras, como “https:” para acesso a sites web e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha, por exemplo.


Faça backups dos seus arquivos para evitar perdê-los em caso de infecção do seu equipamento por algum código malicioso.


Além de ficar em casa e se proteger, lembre-se de proteger também seus equipamentos, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança.