Privacidade na Navegação Web

Buscar informações na internet atualmente é comum e já não imaginamos nossa vida sem esta ferramenta. Ela nos ajuda desde a encontrar uma nova escola para os filhos até o próximo destino das férias, de buscar um novo emprego a aprimorar a formação acadêmica.
Mas, e tudo tem um “mas”, como fica a nossa privacidade?


Serviços das redes sociais, sites de pesquisas de hotéis e viagens, compras coletivas, blogs, portais de informação todos eles necessitam de um recurso valioso para o negócio: informações sobre você! Sim, informações sobre o que você faz no fim de semana, o que come, onde vai, porque vai, com quem vai e com que frequência. Informações sobre o que lê, sites que acessa, termos que usa para pesquisar, banners de sites que clica… a lista é enorme. Um comentário recorrente é que a internet sabe mais sobre nossa vida do que nós mesmos.
Estas informações são usadas para criar anúncios e ambientes web com a “nossa cara”, de acordo com seu perfil, criando empatia e facilitando a venda.

Se, para a grande maioria de nós, deixar de usar a internet seria um retrocesso, como controlar essa enxurrada de informações que sai de nossas andanças pela internet?

Felizmente existem ferramentas para isso, um exemplo é o Disconnect. Trata-se de um plugin para navegadores Web que controla as informações que seu navegador irá repassar aos sites por onde navegamos.

Como funciona?

Ele funciona identificando e bloqueando conexões do seu navegador que não correspondem ao site ao qual você está navegando no momento. Geralmente estas “conexões extras” são realizadas por aplicações que obtém, armazenam e processam informações de navegação.

Vale lembrar que informações de navegação são necessárias e úteis, porém algumas empresas abusam do acesso a estes dados e nosso objetivo aqui é ter o controle sobre o vai ou não ser liberado.

Um teste simples é pesquisar, por exemplo, por “bicicleta ergométrica”. Imediatamente surgirão em todas as páginas que você acessar anúncios relacionados a bicicletas ergométricas, além de emails com inúmeras promoções deste item.
Após a instalação deste plugin, esse tipo de ação é bastante reduzida.

Outro efeito interessante do uso do plugin é o aumento da velocidade de navegação e menor consumo de rede, uma vez que menos dados trafegam em sua conexão.

É importante destacar que o Disconnect não nos torna anônimos na rede, nem é esse seu objetivo, mas sim permitir que tenhamos mais controle sobre o que é informado sobre nossos hábitos de navegação.

Instalação
A instalação é muito simples, basta acessar o link do projeto – https://disconnect.me/disconnect – , clicar em “get Disconnect” e seguir as orientações de instalação para o navegador usado, suportando os principais navegadores – Firefox, Safari, Chrome, Chromium, Opera.

O aplicativo vem pré-configurado e, clicando sobre o ícone criado na barra do navegador é possível acompanhar quantas e quais requisições de informações foram barradas. É possível também liberar informações para determinados sites, se assim desejar.

Vale lembrar que a melhor forma de navegar com segurança na internet é manter-se informado.

Para saber mais sobre privacidade na internet:

Cartilha CERT.br:
http://cartilha.cert.br/privacidade/

FAQ Disconnect (em inglês):
https://disconnect.me/help#disconnect-private-browsing-for-windows-and-macos_faq

Navegação privada no Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/navegacao-privativa

Navegação privada no Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95464?hl=pt-BR